No Hospital, assim que estiver recuperado da anestesia (acordado/movimentando as pernas), se desejar, poderá levantar-se, com o auxílio da enfermeira, para ir ao banheiro.
Em Casa, se a residência tem escadas não há nenhum problema em subir devagar. Evite caminhar no dia da cirurgia, somente o necessário. Não se esqueça, porém, de movimentar os tornozelos (flexão e extensão). Nos dias seguintes, caminhar em média 10 minutos a cada hora. Você pode fazer refeições, atender ao telefone, ir ao banheiro etc. Depois, à medida que se sentir bem este tempo pode ir sendo aumentado progressivamente.
Dieta livre.
Retirar as faixas no dia seguinte da cirurgia.
Após a retirada das faixas os banhos podem ser normais. Não retirar os micropores.
Em caso de dor podem ser utilizados analgésicos conforme a prescrição médica.
Evitar exposição ao sol (praia, piscina, etc.), em média durante 30 dias, nunca esqueça o protetor solar.
Primeira revisão pós-operatória: você retornará ao consultório para retirar os curativos e os pontos em média 7 após a cirurgia.
Tratamentos estéticos como: depilação, massagem relaxante, drenagem linfática, entre outros devem aguardar um período mínimo para evitar problemas na circulação. Para saber o período mínimo indicado converse com seu médico, pois os intervalos variam de acordo com o porte da cirurgia realizada.
Exercícios moderados são liberados após 30 dias (natação não competitiva, caminhadas, ginástica leve).
Exercícios pesados, mais intensos ou competitivas, somente após 60 dias.
Situações normais:
a) Sensação de peso nas pernas quando anda.
b) Manchas roxas nas pernas no pós-operatório imediato.
c) Perda de sensibilidade em alguns pontos da perna. Mais comum quando a safena é retirada.
d) Edema (“inchaço”) quando começar a ficar mais tempo em pé.
e) Fazer contato telefônico com o cirurgião ou procurar o hospital onde a cirurgia foi realizada em caso de febre, áreas avermelhadas e quentes, ou inchaços exagerados.